A Biblioteca Pública Municipal Dr.Sócrates Bezerra de Menezes recebe a exposição literária itinerante ?50 anos do livro Grande Sertão: Veredas?, uma importante obra da literatura brasileira do escritor mineiro João Guimarães Rosa. Diversos painéis com trechos do livro estão distribuídos pelo interior da biblioteca. A mostra teve início nesta quinta-feira (17) e ficará exposta até o dia 5 de dezembro.
Na abertura da exposição, alunos da Escola Estadual Rodolfo Almeida visitaram a biblioteca e puderam conhecer um pouco mais da obra que retrata o sertão mineiro. Segundo a coordenadora da biblioteca municipal, Zoé Selma da Silva Rodrigues, o contato dos estudantes com a literatura de Guimarães Rosa é muito importante, pois a obra literária é exigida com frequência em vestibulares de diversas universidades do país. Além disso, o livro ?Grande Sertão: Veredas? é considerado por muitos alunos uma literatura complexa e de difícil compreensão, devido à narrativa que é carregada de neologismos e metáforas.
Para aproximar os alunos à obra-prima do escritor mineiro, o professor de língua portuguesa José César Candido foi convidado para contar um pouco sobre a vida e o trabalho de Guimarães Rosa, durante a abertura da exposição itinerante.
O professor explicou alguns traços marcantes da obra literária que se origina no regionalismo e se expande de forma universal, pois o romancista retrata em seu livro os conflitos humanos. Aliás, ?Grande Sertão: Veredas? foi traduzido em vários idiomas e a obra é aclamada mundialmente.
Informações sobre agenda de visitas na biblioteca pelo telefone: 3322-5536.
Conheça mais sobre o escritor
Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo, uma pequena cidade localizada próxima a Sete Lagoas, à uma hora de viagem de Belo Horizonte. Anualmente, diversas atividades culturais e educativas são realizadas na terra natal do escritor para comemorar a ?Semana Roseana?, dedicada ao estudo da obra do romancista.
Com uma carreira intensa, Guimarães Rosa foi também médico e diplomata. Ele tinha o ?dom das palavras?, falava fluentemente vários idiomas, dentre eles alemão, francês, inglês, espanhol, italiano e esperanto. Além disso, tinha facilidade para entender russo, sueco, holandês, latim e grego, porém, como ele mesmo dizia, com o ?dicionário agarrado? ao lado.
Como diplomata, o escritor mineiro ajudou judeus a fugirem para o Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, emitindo mais vistos do que as cotas legalmente estipuladas, tendo, por essa ação humanitária e de coragem, ganhado, no pós-guerra, o reconhecimento do Estado de Israel.
Estudiosos da obra de Guimarães Rosa relatam uma característica peculiar sobre ele: o amor pela natureza, assunto retratado com densidade em sua literatura. Uma frase do escritor marca esse encantamento: ?Se todo animal inspira ternura, o que houve então com os homens?.

COMPATILHAR: