As bibliotecárias Regina Célia Reis Ribeiro e Virgínia Alves Vaz, da Biblioteca Ângela Vaz Leão, do Unifor-MG, tiveram um artigo aprovado para o XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, com o tema ?Sistemas de Informação, multiculturalidade e inclusão social?. O evento ocorrerá entre 7 e 10 de agosto, em Maceió/AL.
O trabalho aprovado intitula-se ?Biblioteca Estação do Trabalhador: relato de experiências?, e será apresentado dentro da Temática III: Políticas de Informação, multiculturalidade e identidade cultural. A bibliotecária Regina é a idealizadora e coordenadora do projeto ?Biblioteca Estação do Trabalhador?, que dá nome ao artigo, e, a bibliotecária Virgínia é a coordenadora da Biblioteca Ângela Vaz Leão, do Centro Universitário.
O artigo relata o desenvolvimento de um projeto de extensão do Unifor-MG, envolvendo o curso de biblioteconomia e a Biblioteca Ângela Vaz Leão, que disponibiliza uma caixa-estante às empresas do município de Formiga para o incentivo a leitura. Ele aborda os resultados alcançados, verificados por avaliação, mostrando que houve uma aproximação das pessoas envolvidas com a leitura e a cultura, além de um incentivo à busca por novos conhecimentos.
A apresentação do trabalho será em forma de pôster. Para Regina, coordenadora do projeto, ?É uma imensa alegria para mim poder participar de um evento desta categoria. Poder apresentar um projeto que vem sendo desenvolvido a seis anos no Unifor-MG. É o que eu acredito como bibliotecária: que devemos promover a busca pelo conhecimento, dentro e fora do espaço da biblioteca convencional. Este congresso vai abrir muitas portas para o projeto e para mim. Num evento como este, podemos compartilhar, interagir com bibliotecários, especialistas e obter informações atualizadas sobre uma determinada área, trocar experiências e divulgar novos conhecimentos. Agradeço ao Unifor-MG pelo apoio para participar deste congresso, permitindo a divulgação do projeto de extensão, e, consequentemente, o meu crescimento profissional na busca de novos conhecimentos?, contou.
A coordenadora do projeto, Regina Célia Reis Ribeiro e a professora do curso de biblioteconomia, Sandra Mara Lasmar representarão o Centro Universitário no congresso.
O congresso
O XXIV CBBD pretende revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas, e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e do exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento.
O evento contemplará sessões plenárias com palestras e conferências pela manhã; sessões temáticas e mesas-redondas pela tarde, que darão a oportunidade aos participantes de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos da Gestão, Comunicação e Tecnologia da informação em bases multidisciplinares, como também os aspectos sociais, econômicos e políticos em curso, e contemplando os aspectos do acesso equitativo e da diversidade a todas as pessoas. O evento proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliação de ações na área.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço: http://febab.org.br/ conbressos/ index.php/ cbbd/xxiv

COMPATILHAR: