Na quarta-feira (24) ocorreu a solenidade de homenagem aos leitores mais assíduos das Bibliotecas Públicas Municipais. O evento, chamado de ?Super Leitores?, foi realizado no Auditório Odette Khouri e contou com a presença de mais de 150 pessoas. Ao todo, 152 leitores receberam certificados e medalhas.
A homenagem tem como objetivo valorizar os usuários que se dedicam a leitura durante todo o ano. Os leitores das Bibliotecas Públicas Municipais são premiados de acordo com seu ?record? em leitura.
A premiação se dividiu em cinco categorias: infantil, infanto -juvenil, jovem, adulto e destaque especial. Além disso, esse ano os usuários da seção de periódicos também foram homenageados.
Na oportunidade o secretário de Educação e Esportes, Geraldo Reginaldo de Oliveira falou sobre a expansão das Bibliotecas Públicas Municipais que passou de apenas uma para três e dos projetos de inaugurar outras duas até 2011. O acervo da Biblioteca Dr. Sócrates Bezerra de Menezes, no Centro, é de 32 mil livros, na Donateli Gandra Fonseca, no Quinzinho, é de 10.500,0 e na Osório Garcia, no Ouro Negro, de 7.800. ?A ampliação do número de bibliotecas em Formiga foi um projeto muito bem aceito pela comunidade. Observamos pelo aumento do número de leitores. Fico feliz em ver o bom resultado do nosso trabalho representado aqui por participantes de vários bairros e de vários segmentos da sociedade. Nosso dever é fomentar a leitura, afinal, um país não se desenvolve só com indústrias, mas também com conhecimento e cultura?, disse.
O vice-prefeito Antônio Carlos Lamounier, também presente no evento, parabenizou a todos e fez questão de falar da satisfação em ver os formiguenses se interessando pela leitura.
Para um dos vencedores da categoria infanto-juvenil, Guilherme Augusto Pereira, 13 anos, a leitura pode enriquecer a pessoa. Mesmo ela sendo pobre financeiramente, a leitura tem o dom de enriquecer a alma?. Guilherme se apaixonou pela leitura após ler um livro indicado para ficha de leitura na escola. Ele disse que gosta de ler bem devagar para poder apreciar.
Interessados em se tornar sócios das bibliotecas devem apresentar um comprovante de residência, documento de identidade e contribuir com R$ 3 e não ter débito anterior em seu nome (multas ou livros não devolvidos). A carteira de sócio é renovada todos os anos e tem validade até 3l de dezembro de cada ano. O sócio inscrito nas bibliotecas poderá retirar dois exemplares diferentes por vez. A devolução deverá ser feita em 15 dias. Sócios acima de l6 anos poderão, além dos livros, retirar quatro multimeios por dois dias úteis.

COMPATILHAR: