As Bibliotecas Públicas Municipais, Donateli Gandra Fonseca, Doutor Sócrates Bezerra de Menezes e Osório Garcia contabilizarão, anualmente, o número de pesquisas escolares feitas pelos alunos de todas as instituições de ensino do município, para premiar com o título de Escola Super Leitora, aquela que teve maior número de alunos pesquisando nas bibliotecas.

O intuito das bibliotecas é atrair os jovens do ensino fundamental para suas dependências, ocupando-os com os serviços prestados e estimulando-os para o hábito de leitura e o incentivo à investigação científica.
A direção dos estabelecimentos detectou que os alunos de Formiga diminuíram a frequência nas bibliotecas para realizarem suas pesquisas escolares. Provavelmente, estão se utilizando de computadores pessoais e se habituando ao copiar e colar que a tecnologia oferece.
O diferencial das bibliotecas é a disponibilização de um rico acervo de livros, revistas, jornais e computadores para realização de pesquisas, ou seja, variadas formas de se encontrar informações seguras.

Análise da pesquisa
As bibliotecas disponibilizam um livro de estatísticas para que os alunos informem seu nome, o nome de sua escola e o assunto pesquisado.
No início do ano seguinte, serão contabilizados os números de pesquisas realizadas por alunos e escolas, ganhará o prêmio a escola que teve o maior número de alunos pesquisando nas bibliotecas.
A premiação da escola ocorrerá no mesmo dia da premiação dos Super Leitores das seções de empréstimo e de periódicos, que acontece anualmente no mês de março.
Particularmente, em 2014, ano de início do projeto, serão contabilizadas as pesquisas realizadas no período de setembro a dezembro.
A partir de 2015, o projeto se desenvolverá de janeiro a dezembro. Os alunos serão atendidos por auxiliares de biblioteca e bibliotecários.
O objetivo do projeto é estimular a pesquisa escolar através da frequência nas bibliotecas para o uso do acervo de livros, revistas, jornais, mapas, recortes, obras preciosas e também computadores.

COMPATILHAR: