Está sendo desenvolvido, por alunos do curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG, um blog voltado para estudantes e profissionais da área: o Biblio Focus. O espaço utiliza como tecnologia de desenvolvimento o BlogSpot para a página inicial, o Google Page Creator para as demais páginas e o Google Groups para o desenvolvimento do grupo de Discussão Biblio Focus ? tecnologias gratuitas disponibilizadas pela empresa norte-americana Google.

De acordo com o autor e desenvolvedor do blog, Nelson Marcos Ferreira, aluno do sexto período de Biblioteconomia, o Biblio Focus surgiu do desejo e da necessidade de se prover informações nas áreas de biblioteconomia e ciência da informação, de forma dinâmica, criativa e atualizada. Segundo ele, ?não basta somente prover informação, é preciso otimizá-la, agregar valor ao seu conteúdo e fazê-la chegar, em tempo hábil, àqueles que dela necessitam?, explica.

O espaço interativo tem como objetivos divulgar o curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG; ser um canal de discussão de assuntos relacionados à ciência da informação e todas as suas nuances; divulgar e promover a profissão de bibliotecário; ser uma vitrine dos trabalhos e projetos realizados no curso; ser um canal de comunicação e extensão da sala de aula, explorando a discussão de conteúdos; introduzir uma ferramenta para o treinamento e desenvolvimento de tecnologias de Internet; ser um mecanismo aglutinador de informações e matérias relacionadas a essas áreas; e institucionalização, por meio de um projeto de iniciação cientifica.

Como participar
Nelson explica que todos são chamados a participar do Biblio Focus, seja acessando ou enviando sugestões de matérias e de conteúdos para serem postados no blog. No espaço, podem ser feitos downloads de provas e gabaritos de concursos já realizados em todo o Brasil, ter acesso a entrevistas, projetos e informações em geral relacionados à biblioteconomia e à ciência da informação.

De acordo com o aluno Nelson, ?em breve, será oferecido um curso para os interessados em aprender a desenvolver blogs, em parceria com o curso de Biblioteconomia do UNIFOR-MG?.

Colaboradores
Alguns alunos do curso também estão envolvidos no projeto. São eles: Baltazar José Filho; Sandra Márcia de Sousa; Maria Inês Passos Pereira Bueno; Iata Anderson Milani; Eduardo Borges; Regina Alcântara; e Cristiane Lopes, todos acadêmicos do sexto e oitavo períodos de Biblioteconomia.

O aluno Nelson ressalta que, caso outros estudantes se interessem em colaborar na promoção e desenvolvimento do Biblio Focus, podem entrar em contato pelos endereços eletrônicos: [email protected] ou [email protected].

O endereço do Biblio Focus é: http://www.bibliofocus.blogspot.com.

COMPATILHAR: