Ciclistas preocupados com a própria segurança podem ficar tranquilos. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) anunciou que vai checar e dar selo às bicicletas que apresentarem qualidade nas peças. Os prazos para adequação dos pneus e demais itens checados começam em setembro deste ano e vão até 2013. As bicicletas infantis já passam por todo este processo desde 2005.
A certificação compulsória, que visa à segurança do consumidor, é para ?componentes de bicicleta? e não para a bicicleta já montada. As peças passarão por ensaios dimensionais (largura, raio, diâmetro, comprimento); de compreensão (tensão sobre a peça); de impacto (resistência ou quebra em um choque); de fadiga (desempenho com uso repetido); de torque (do guidão em manobras, por exemplo) e de corrida (resposta dos componentes em velocidade, incluindo freios), entre outros.
Por ano, no país, são vendidas cerca de seis milhões de bicicletas. Existem três montadoras consideradas grandes, com vendas acima de 400 mil unidades por ano, e 13 montadoras de médio porte, com vendas acima de 10 mil unidades por ano. Somadas, essas dezesseis empresas detêm cerca de 50% do mercado.

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