O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Democratas), disse em uma conferência com a chanceler alemã, Angela Merkel, nessa quinta-feira (15), que Cuba é um “Estado falido”. Enquanto os protestos contra o governo cubano estavam ocorrendo, ele afirmou que o comunismo é um “sistema falho”.

Biden informou que não está considerando enviar remessas de vacinas dos Estados Unidos ao país, pois tem receio de que o governo cubano confisque os lotes. Além disso, ele disse que os EUA estão buscando formas de reinstalar o acesso à internet em Cuba.

“Cuba é, infelizmente, um sistema falido e repressivo. Existem várias coisas que nós poderíamos fazer para ajudar a população cubana, mas isso demandaria diferente circunstância ou garantias de colaboração do governo. Por exemplo, poderíamos enviar remessas a Cuba. Nós não vamos fazer isso neste momento, pois é altamente provável de que o governo confiscaria as doses ou partes delas”, disse o presidente.

Ao ser questionado sobre sua visão em relação ao regime comunista, Biden respondeu que “o comunismo é um regime falho, universalmente falho. E eu não vejo o socialismo como um bom substituto, mas isso é uma outra história”.

O presidente dos EUA ainda ressaltou que o país está preparado para enviar vacinas contra a COVID-19 a Cuba, mas como o governo não entrou na coligação internacional de vacinas, COVAX, em que o Estados Unidos participa, isso não ocorrerá.

“Eu estaria preparado para entregar uma quantia significativa de vacinas, se eu tivesse certeza de que uma organização internacional estivesse administrando as doses e de que a população realmente teria acesso a elas”, acrescentou.

Fonte: Estado de Minas

COMPATILHAR: