Nesta sexta-feira (23), ocorrerá a chamada Black Friday, oportunidade que os lojistas (lojas físicas e online/sites) têm de oferecer grandes descontos em diversos produtos.
Porém, tais ofertas podem ter regras diferenciadas e é preciso estar de olho. Para evitar problemas, o Procon Regional (Formiga, Córrego Fundo e Pimenta) faz algumas orientações aos consumidores, para que efetuem compras seguras.

De acordo com o órgão, os consumidores devem ficar atentos, pois já houve a constatação, pelos Procons de todo país, da prática da maquiagem de preços, ou seja, as empresas aumentam previamente o valor dos produtos para oferecer “descontos” no momento da realização da promoção, bem como é importante registrar que já existem algumas empresas/lojas divulgando promoções antecipadas.

Os consumidores devem pesquisar os preços antes de comprar os produtos, inclusive, em lojas físicas, pois podem ser encontrados preços e condições de pagamento mais atraentes. Além disso, antes de efetuar a compra, é preciso avaliar se é realmente necessário adquirir o produto neste momento, evitando as compras por impulso.

Confira mais dicas

 Verifique os preços cobrados antes do início das promoções. Isso pode ser feito por meio dos sites das empresas que participarão da Black Friday e de outros fornecedores, inclusive na data da liquidação;

 É importante ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

 Veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;

 Imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

 Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro;

 Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular;

 Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;

 Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

 Nunca realize transações online em lanhouse, cyber café ou computadores públicos, pois estes podem não estar adequadamente protegidos.

Fique atento: o fato de a compra ser feita em uma liquidação não elimina os direitos do consumidor.

Caso o consumidor se sinta lesado e não consiga resolver junto à empresa, ele deve procurar o Procon Regional, localizado à rua Lassance Cunha, 82, no Centro de Formiga. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O telefone de contato é o (37) 3329-1830.

COMPATILHAR: