Pelo terceiro ano consecutivo, o comércio brasileiro realiza a versão nacional da Black Friday, que começa à 0h desta sexta-feira (23) e dura até a 0h do sábado (24). A ação é inspirada na tradicional data americana, quando lojas prometem oferecer descontos vantajosos por 24 horas, sempre na sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças. No Brasil, a promoção em massa é mais tradicional na internet, mas algumas redes também irão oferecer descontos nas lojas físicas.
Este ano, no Brasil, a Black Friday terá a participação de ao menos 300 lojas virtuais, incluindo grandes varejistas como WalMart.com.br, Magazine Luiza, TAM, Netshoes, Americanas.com, Shoptime, Submarino, entre outros, de acordo com o portal Busca Descontos, que coordena o evento em parceria com algumas redes no país. As lojas prometem oferecer descontos que podem chegar a 75%.
A previsão é que as vendas on-line na data gerem R$ 135 milhões, um crescimento de 35% em relação ao resultado na internet em 2011. Já o e-bit, empresa de informações de comércio eletrônico, é ainda mais otimista e tem uma previsão de crescimento de 50% em cima do ano passado, para um faturamento de R$ 150 milhões neste ano.
No ano passado, foram 237 mil pedidos realizados em todo Brasil, com mais de 50 varejistas participantes.
As ofertas de parceiros do Busca Descontos estarão disponíveis no site do evento, o www.blackfriday.com.br. Para ter acesso a essas ofertas, o usuário deverá acessar o site e se cadastrar.
Entre as lojas físicas participantes, estão as do Extra, com descontos de até 70%. As ofertas, nesse caso, começarão mais cedo, a partir das 22h desta quinta-feira (22).
A rede reduzirá os preços dos hipermercados e pelo site Extra.com.br. A exceção são as lojas do formato supermercados Extra, onde as promoções serão apenas na categoria de alimentos e bazar e terá abertura às 6h de sexta-feira (23). As drogarias Extra terão descontos de até 90% nos genéricos, diz a rede.
As lojas físicas da Fnac no Brasil e o site www.fnac.com.br também participam da ação. As linhas terão descontos que chegam a 80%.
Versão americana
Na versão americana, a data é marcada por grandes filas nas lojas e megapromoções. O evento marca o início da temporada de vendas de fim de ano, quando os varejistas aproveitam para limpar os estoques e sair do vermelho.
Os descontos promovidos pelo varejo americano no último ´Black Friday´, em 25 de novembro do ano passado, geraram US$ 816 milhões (cerca de R$ 1,7 bilhão) em vendas on-line nos Estados Unidos, de acordo com dados da ComScore. O resultado foi um crescimento de 26% sobre os US$ 648 gerados em 2010 na mesma data.

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