Redação Últimas Notícias 

Nesta terça-feira (5) celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. O tema escolhido pela ONU Meio Ambiente para este ano é a poluição plástica. Diversas ações de conscientização serão realizadas em todo o mundo. O objetivo da ONU é chamar a atenção da sociedade para reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis.

Em Formiga a data foi celebrada com uma blitz educativa. A ação ocorreu no semáforo da rua Bernardes de Faria, próximo à ponte dos Três Irmãos e contou com a exibição de uma faixa e com a distribuição de panfletos.

Com o questionamento “E se faltar água?”, os panfletos contam com informações sobre o programa “Vida Nova Rio Formiga” que tem por objetivo revitalizar a sub-bacia do rio.

O programa é gerenciado por entidades parceiras que formam um conselho chamado Unidade de Gestão de Projeto (UGP), com regimento aprovado em assembleia, onde cada entidade tem um voto. Atualmente, dois projetos estão sendo preparados para serem implantados, já com verba destinada. Um deles é financiado pela Agência Nacional de Águas (Ana) e outro por TAC de empresa firmado por compensação ambiental. Os projetos visam proteger a vegetação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) com cercas, construir terraços e barraginhas que facilitam a infiltração de água no solo e captam sedimentos de erosão, A adequação das estradas rurais ao modelo ecológico e o plantio de árvores de espécies nativas também são objeto do programa.

A partir deste mês, os produtores rurais sediados na sub-bacia do rio Formiga serão chamados para se inscreverem nos projetos. Além de ganharem as obras, os produtores irão receber para protegerem suas nascentes e produzirem água.

 

COMPATILHAR: