A Agência Nacional de Telecomunicações mudou as regras para bloquear a linha de um telefone celular roubado ou perdido. O procedimento vai ser mais fácil.
Só que existe um outro tipo de bloqueio, também muito importante, que é desconhecido da maioria das pessoas.
A assistente administrativo Agda Abreu teve um celular roubado quando saía do trabalho. Era um pré-pago e por isso ela achou que não precisava bloquear a linha. Até receber o alerta de amigos. ?Agora começaram a me avisar que estão ligando do meu número antigo?.
Em caso de roubo ou perda, o recomendado pela Anatel, a agência que regula o setor, é que o consumidor ligue para a operadora para fazer o bloqueio. E não é só.
?Não fui à delegacia e isso teve problema, porque a pessoa passou a usar e as contas chegaram?, contou o cenógrafo Ricardo Valente.
?Eu nunca fiz boletim de ocorrência, por exemplo. Não sei se deveria?, disse uma mulher.
A Anatel orienta que sim. Mas pra facilitar a vida do cliente, desobrigou as operadoras de exigir o boletim de ocorrência na hora do bloqueio. O registro policial agora pode ser substituído por um termo de responsabilidade assinado na loja.
O que muitas pessoas não sabem é que elas podem bloquear também o aparelho. Uma prática que poderá evitar futuros roubos porque não será possível usar esse celular com outro chip.
Agora, para isso, é preciso saber um número único para cada aparelho e que a maioria dos consumidores desconhece. É o chamado imei, um número de série que aparece registrado no aparelho, na parte onde se encaixa a bateria, e na nota fiscal.
Você também pode conferir o imei ao digitar * # 0 6 #. Bloqueado, o aparelho não completa mais as ligações. ?Bom saber?.
?O consumidor é parte desse processo e ele precisa participar disso no sentido de desestimular esse comércio ilegal de aparelho?, afirmou Clemilton dos Santos, gerente operacional da Anatel.
?Se acontecer, já vou bloquear, vou até procurar os documentos desse aparelho que eu tenho aqui para caso acontecer eu bloquear?, disse o garçom Antônio de Souza.
Para os mais prevenidos, essa não era uma novidade. ?Bloqueei a linha e o aparelho. O meu aparelho, ele não usou?, ensina um homem.

COMPATILHAR: