O governo federal publicou nesta quinta-feira (17) a exoneração do general do Exército João Carlos de Jesus Corrêa da presidência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No lugar dele, foi nomeado para o cargo o economista e pecuarista Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo Filho.

A troca no comando do Incra foi publicada na edição desta quinta do “Diário Oficial da União”.

O Incra é responsável por executar a reforma agrária e o ordenamento fundiário nacional. Desde o início do governo Bolsonaro, o órgão é subordinado ao Ministério da Agricultura. Nos governos anteriores, o instituto era vinculado à Casa Civil.

Em julho, Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo Filho havia sido nomeado para o cargo de assessor especial do gabinete do ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e atuava como secretário-adjunto de Relacionamento Externo da pasta. Agora, assumirá o comando do Incra.

Ele é sócio de uma empresa proprietária de duas fazendas com sedes em Minas Gerais e na Bahia destinada à criação de bovinos. O novo presidente do Incra é filho do ex-governador do Rio Grande do Norte Geraldo Melo.

O nome dele também aparece na lista de integrantes de associações de pecuaristas criadores de gado das raças zebu, como a guzerá. Em 2014, ele integrava a chapa que venceu a eleição para comandar a Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB). Na entidade, Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo Filho atuou como diretor-técnico.

Ele também foi conselheiro consultivo representante do Rio Grande do Norte da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), integrando a equipe com mandato de 2013 a 2016.

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: