Moradores de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, fecharam novamente a BR-040 na manhã desta sexta-feira (21). Eles reivindicam melhorias no transporte público da cidade, realizado pela empresa Transimão.
Cerca de duas mil pessoas se aglomeraram na via entre os quilômetros 506 e 517, interditando o tráfego de veículos. Um grupo de pessoas se formou na altura do bairro Liberdade e outro na altura do bairro Florença, onde fica uma das garagens da empresa. Os manifestantes queimaram pneus e galhos e o engarrafamento chegou a mais de nove quilômetros em um dos sentidos. Houve registros de veículos, inclusive de grande porte, seguindo pela contramão para fugir da lentidão.
Por volta do meio-dia, os manifestantes resolveram liberar a rodovia no sentido Belo Horizonte, de forma alternada. A liberação durava 10 minutos. No sentido oposto, o tráfego continuou completamente interditado. Motoristas enfrentam pelo menos 20 quilômetros de congestionamento nos dois sentidos.
Nesta sexta, nenhum ônibus da empresa Transimão saiu da garagem.
Último ato

Nessa segunda-feira (17), cerca de mil moradores participaram de manifestação no local pelo mesmo motivo. Revoltados com a qualidade do transporte coletivo em alguns bairros da cidade, os manifestantes, na ocasião, também queimaram pneus na rodovia e pararam o trânsito por cerca de 7 horas. O congestionamento, neste dia, chegou a 20 quilômetros.

COMPATILHAR: