A padronização tornou-se obrigatória em portaria do Inmetro publicada em 2000. O Instituto estabeleceu diferentes prazos para que os vários segmentos da indústria se adaptassem e a última reunião do Conmetro (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) determinou um prazo final, em julho de 2011, para a comercialização de aparelhos com plugues fora do padrão.
O calendário prevê ainda outras quatro etapas. Em 1º de janeiro de 2010, vence o prazo para que os fabricantes de aparelhos eletroeletrônicos parem de fabricar e para que os importadores parem de importar equipamentos com plugues antigos. Em 1º de outubro de 2010, vence o prazo para que os fabricantes e importadores comercializem para o varejo produtos com plugues antigos. A partir dessa data, os produtos devem sair de fábrica e ser importados com o plugue no padrão.
Com a adoção do padrão, o mercado brasileiro passa a ter apenas dois modelos de plugues e tomadas, de dois e três pinos redondos. O pino chato desaparece. Os plugues de três pinos serão utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento, já que o terceiro pino faz o papel do fio terra, antes realizado por fios geralmente de cor verde.
Muitos produtos já estão com os plugues nos novos padrões porque o setor foi o primeiro a se adaptar, com prazos de agosto de 2007 a janeiro de 2009 para adequar a produção. O segundo setor foi o de fabricantes de tomadas, com prazos entre janeiro de 2008 e janeiro de 2009 para adequar tomadas móveis de dois pinos desmontáveis ou injetados, fixas de dois pinos desmontáveis ou injetados; e fixas e móveis de três pinos desmontáveis ou injetados.

COMPATILHAR: