O Brasil cai para a posição de número 90 no Índice Global de Paz em 2008, uma classificação que compara as nações na dimensão da paz, que foi apresentada nesta terça-feira em Londres. Em 2007, o país ocupava a posição 83.
A lista de 140 países é elaborada por analistas da revista britânica The Economist, em colaboração com um grupo internacional de especialistas, que levaram em consideração 24 variáveis.
Segundo o Índice Global de Paz (IGP), que considera desde os gastos no setor militar ao respeito aos direitos humanos, a Islândia é o país mais pacífico do mundo, seguido por Dinamarca, Noruega, Nova Zelândia e Japão.
As últimas posições são ocupadas por Iraque, Somália, Sudão, Afeganistão e Israel.
Os países do G8 ocupam posições contrastantes. Além do Japão, em quinto, o Canadá aparece em 11º e a Alemanha três posições abaixo. A Itália é a 28ª, a França a 36ª e o Reinou Unido o 49º. No entanto, os Estados Unidos aparecem apenas na posição 97 e a Rússia como 131, entre os 10 últimos colocados.
A classificação leva em consideração ainda os níveis de crimes violentos, a instabilidade política, o número de policiais, a incidência dos homicídios, o número de pessoas presas e os níveis de acesso às armas.

COMPATILHAR: