O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (20) que o Brasil tem 1.845 casos de sarampo confirmados até 18 de agosto. No balanço anterior, havia 1.388 casos confirmados, o que aponta um crescimento de 32% no total de casos confirmados.

Ao todo, já há registros em 88 cidades de 11 estados. Ministério da Saúde afirma que a doença já afeta São Paulo, Rio, Pernambuco, Goiás, Paraná, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Piauí.

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado.

A pasta já está recomendando uma dose adicional, a chamada “dose zero”, para as crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias. De acordo com o ministério, o grupo formado pelas crianças menores de 1 ano é o mais afetado pela doença.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: