Brasil deve receber, neste sábado (26), mais um lote de vacinas da Janssen contra a covid-19 doadas pelos Estados Unidos. A previsão é da chegada de mais 942 mil doses que fazem parte do segundo lote e completam a carga total da doação, de 3 milhões de unidades. 

Nesta sexta-feira (25) o país recebeu o primeiro lote de mais de 2 milhões de doses da vacina da Janssen contra a covid-19. A chegada dos imunizantes foi acompanhada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. 

Em entrevista coletiva de imprensa, Queiroga destacou a amizade entre os países e a forte relação bilateral entre as nações. O ministro disse que as doses representam “3 milhões de esperança” ao Brasil e apontou o “esforço extraordinário” que o Brasil e os Estados Unidos firmam para conter o avanço da doença. “Duas grandes nações e um só objetivo: acabar com o caráter pandêmico da covid-19 no mundo”, declarou Queiroga.

A imunização com a vacina da Janssen é feita com uma única dose, diferentemente de outras vacinas, o que permite uma imunização mais rápida. Este é o único imunizante em etapa avançada de testes que funciona com apenas uma dose.

Outras previsões de chegada de vacina para o fim de semana 

Além da Janssen, são esperados 6 mil litros de insumos da China, da Sinovac, para a fabricação da vacina Coronavac, pelo Instituto Butantan. O voo está previsto para chegar também neste sábado (26), durante a tarde, ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Os insumos são suficientes para 10 milhões de doses. 

E mais uma remessa da Pfizer com 936 mil doses está prevista para chegar ao Brasil no próximo domingo (27). As vacinas desembarcadas seguem para o centro de distribuição do Ministério da Saúde com escolta da Polícia Federal. E depois da verificação é definida a distribuição para os estados.

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: