O filme brasileiro O ano em que meus pais saíram de férias não entrou na lista dos indicados ao Oscar 2008. O longa de Cao Hamburguer disputava uma vaga entre os cinco indicados na categoria melhor filme em língua estrangeira.
O anúncio foi feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nesta quarta-feira (22), em Los Angeles. Os vencedores serão anunciados dia 24 de fevereiro.
As produções estrangeiras indicadas na categoria foram: ?The counterfeiters?, de Stefan Ruzowitzky (Áustria), ?Beaufort?, de Joseph Cedar (Israel), ?Mongol?, de Sergei Bodrov (Cazaquistão), ?12?, de Nikita Mikhalkov (Rússia) e ?Katyn?, de Andrzej Wajda (Polônia).
O ano… havia ficado entre os nove finalistas da competição, anunciados no último dia 15. A trama lembra o período da ditadura militar a partir dos olhos de uma criança de 12 anos.
Caso fosse selecionado, o filme seria o quinto brasileiro a disputar o prêmio, ao lado de O pagador de promessas, de Anselmo Duarte, O quatrilho, de Fábio Barreto, O que é isso, companheiro?, de Bruno Barreto, e ?Central do Brasil?, de Walter Salles, únicos longas nacionais que conseguiram a indicação

COMPATILHAR: