O Brasil deu início à produção em larga escala de um mosquito transgênico que será utilizado para o combate à dengue. No sábado (7), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou, em Juazeiro, na Bahia, uma fábrica de empresa pública Moscamed, especializada na produção de insetos transgênicos para controle biológico de pragas.
O projeto-piloto de controle biológico usa machos do Aedes aegypti geneticamente modificados para cruzar com as fêmeas do mosquito soltas na natureza e transmitir um gene que mata os filhotes. Três vezes por semana, milhares de mosquitos são soltos em bairros populares de Juazeiro. Os machos do inseto, geneticamente modificados, são inofensivos à população.
Os técnicos montam armadilhas em algumas casas para capturar mosquitos e conseguem calcular a incidência do Aedes aegypti. Nos dois bairros onde o projeto é realizado, a população do mosquito transmissor da dengue caiu de 80% a 90%.
Com a nova fábrica, a capacidade de produção vai aumentar de 500 mil para quatro milhões de mosquitos machos por semana.

COMPATILHAR: