A data de 1º de abril é conhecida no Brasil como o dia de pregar peças e enganar amigos, sempre no bom sentido: é o popular dia da mentira. Em Porto Alegre, no gramado do estádio Beira-Rio, no entanto, a seleção brasileira não brincou com a emoção dos torcedores que acompanharam o duelo contra o Peru, e sim com o adversário.
No final, com uma partida bem jogada ´de verdade´, principalmente no primeiro tempo, os comandados de Dunga apagaram a péssima imagem deixada no empate por 1 a 1 diante do Equador, domingo, em Quito, e fizeram por merecer a vitória por 3 a 0.
A boa exibição, em noite que marcou o retorno de Kaká ao meio-campo verde e amarelo, serviu para recolocar a equipe no segundo lugar das Eliminatórias Sul-americanas para a Copa de 2010, graças à goleada sofrida pela Argentina diante da Bolívia (6 a 1), em La Paz, este sim um resultado com cara e jeito de dia da mentira.
Os gols marcados contra os peruanos também serviram para matar as saudades da torcida brasileira, que não comemorava uma bola estufando as redes em jogos válidos por Eliminatórias desde novembro de 2007, quando Luis Fabiano marcou duas vezes na virada sobre o Uruguai, no Morumbi. No ano passado, os confrontos contra Argentina, Bolívia e Colômbia terminaram 0 a 0.
E quis o destino que o próprio Luis Fabiano, aos 17 minutos do primeiro tempo, em cobrança de pênalti sofrido por Kaká, quebrasse o incômodo jejum e abrisse o caminho para a vitória que recolocou o Brasil na vice-liderança.
Em noite inspirada, o artilheiro do Sevilla, da Espanha, marcou mais um aos 27 da etapa inicial e praticamente assegurou a vitória. O jogador chegou a 11 gols sob o comando do técnico Dunga e assumiu a vice-artilharia da seleção nesse período, um atrás de Robinho e um à frente de Kaká. Felipe Melo, em seu terceiro jogo consecutivo como titular do meio-campo, completou o placar.
A seleção brasileira volta a campo pelas Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010 no dia 7 de junho, quando terá pela frente o Uruguai, em Montevidéu. Já a seleção peruana voltará a atuar diante de sua insatisfeita torcida, desta vez contra o Equador.

COMPATILHAR: