O diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou ontem, que a área chamada Pão de Açúcar localizada na bacia de Santos, pode acumular até cinco vezes o volume de petróleo encontrado pela Petrobras em Tupi.
Segundo o diretor, informações preliminares das empresas concessionárias que estão operando na área indicam que este volume poderia chegar até 33 bilhões de barris de óleo recuperáveis. Se isso for confirmado, será a maior descoberta já feita no mundo, disse o diretor durante o IV Seminário de Petróleo e Gás no Brasil.
O campo poderá se transformar no terceiro maior de produção de petróleo no mundo. Lima identificou a área de Pão de Açúcar como sendo localizada apenas no bloco BM-S-9. A operadora desse bloco é a Petrobrascom45% de participação, em parceria com a BG (30%); e a Repsol (25%). Porém, segundo analistas de mercado, a área, tambémconhecida como Carioca se estenderia também pelos blocos BM-S-8, BM-S-21, e BM-S-22.
Destes, apenas o último não é operado pela Petrobras, e sim pela Exxon. O volume estimado no novo campo (33 bilhões de barris de óleo recuperáveis) supera em muito a reserva no campo de Tupi – entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris. Atualmente, as reservas da Petrobras somam11,704 bilhões de barris.
Esse é o nono poço bem sucedido na bacia de Santos, que vem sendo encarada como a principal província petrolífera mundial encontrada nos últimos anos. Em apenas quatro poços foram feitos testes de produção.
Os primeiros indícios de hidrocarbonetos localizados nessa área foram informados à ANP em agosto do ano passado, mas sem a revelação do volume. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a informação ainda não foi confirmada e que é preciso ter cautela até o anúncio oficial ser feito.
Recomendei que a Petrobras tomasse a posição oficial por parte do governo e que tranqüilizasse de todas maneiras o mercado, afirmou, destacando que os estudos ainda são preliminares.

MERCADO Após as declarações de Lima, as ações da Petrobras dispararam na Bovespa. Depois de virar a manhã com perdas na casa dos 1,7%, os papéis preferenciais eram negociados, às 16h40, com alta de 5,5%. Já as ordinárias subiam 7,3%. Na mesma tendência, a ADR (American Depositary Receipt) da ação ordinária da petrolífera brasileira, negociada na Bolsa de Valores de Nova York apareceu na lista dos cinco papéis mais negociados nos EUA.

COMPATILHAR: