O balanço dos casos de Covid-19 divulgados pelo Ministério da Saúde neste sábado (11) aponta:

  • 1.124 mortes
  • 20.727 casos confirmados
  • Letalidade: 5,4%
  • Na sexta-feira (10), havia 1.056 mortes e 19.638 casos confirmados. São 1.089 casos (alta de 6%) e 68 mortes (alta de 6%) a mais, em 24 horas. Tocantins segue sendo o único estado do país sem mortes devido à Covid-19.

O número de mortos em São Paulo mais do que dobrou em uma semana, chegando a 560. Em 4 de abril, eram 260 mortes.

O Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirmou que além de Manaus, Fortaleza, Rio de janeiro e São Paulo são as cidades que trazem mais preocupação em relação à lotação dos hospitais.

Mortes mais que dobram em uma semana

O total de mortes mais que dobrou desde a semana passada. No sábado (4), eram 486 mortes. O aumento em relação ao total divulgado neste sábado foi de 160%.

Testes

O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson de Oliveira, afirmou que o Brasil fará testes suficientes para avaliar a situação do vírus no país. Oliveira disse que apesar de haver cooperação de várias universidades, há dificuldade em comprar algumas matérias primas para desenvolvê-los.

“Não é verdade que estejamos testando pouco, estamos fazendo o máximo possível de acordo com a disponibilidade de insumos neste momento e de acordo com a realidade do Brasil. Os Estados Unidos estão em outro cenário, a Itália está em outro cenário e nós estamos iniciando esse processo. Podem ter certeza que nós teremos testes em quantidade suficiente para realizarmos a avaliação do cenário epistemológico. O que eu posso garantir para vocês é que nós não teremos testes para todas as pessoas. Os testes são para conhecermos a epidemia” – Wanderson de Oliveira, Secretário de Vigilância em Saúde.

Mortalidade

Segundo o boletim do Ministério da Saúde, divulgado neste sábado, a média de mortalidade no país pela Covid- 19 é de 5 para cada milhão de habitantes.

Três estados são classificados em situação de emergência, por terem coeficiente de mortalidade 50% acima da incidência nacional, são: Amazonas, com 13, São Paulo, com 12, e Rio de Janeiro, com 9 para cada milhão.

Pernambuco e Ceará são estados classificados em situação de atenção neste quesito, com 7 mortes para cada milhão de habitantes.

Fonte: G1

 

COMPATILHAR: