A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu o caminho para implantação da telefonia móvel de quarta geração (4G) a partir de 2013, a tempo de estar em plena operação na Copa do Mundo de 2014.
Depois de cinco anos de discussões internas, o Conselho Diretor do órgão regulador decidiu destinar para a telefonia celular a maior parte da faixa de frequência de 2,5 gigahertz (GHz) usada atualmente para o serviço de televisão por assinatura via micro-ondas (MMDS). A tecnologia 4G é a mais avançada existente e permitirá mais qualidade na transmissão de voz, imagens e dados.
A expectativa é que pelo menos duas grandes operadoras de telefonia – Nextel e Vivendi – se somem às quatro operadoras do país – Oi, Vivo, Claro e TIM – na disputa das novas licenças.
A decisão incentivará a oferta de novas aplicações que certamente irão contribuir para a inclusão digital, em sintonia com as políticas públicas do setor e promoverão a evolução tecnológica, disse o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg.
Para que as teles possam entrar na faixa, a fatia destinada à TV por assinatura será reduzida de 190 megahertz (MHz) para 50 MHz.

COMPATILHAR: