Um raro fenômeno vai acontecer nesta segunda-feira (11): Mercúrio vai passar bem em frente ao Sol, e esse trânsito poderá ser visto da Terra por meio de telescópios. É uma chance incomum que poderá ser vista de quase todos os países do mundo, incluindo o Brasil.

O chamado primeiro contato, quando a sombra de Mercúrio começa a passar na frente do Sol, deve começar por volta de 9h35 (de Brasília). O segundo contato, quando o planeta já está completamente na frente da estrela, começa dois minutos depois. Os brasileiros poderão ver um pequeno ponto na frente do Sol durante toda a manhã, e o chamado terceiro contato, quando a borda leste do planeta atinge a borda direita da estrela, começa às 15h02. E aí teremos mais dois minutos para ver um pedacinho de Mercúrio em frente ao Sol, até a próxima oportunidade, que acontecerá somente em 13 de novembro de 2032.

Mas nada de olhar para o Sol diretamente! Para observar o trânsito de Mercúrio, é necessário utilizar equipamentos especiais. A passagem de Mercúrio em frente ao Sol não é visível a olho nu, e mesmo com um telescópio você precisa de algum tipo de filtro especial para observação solar.
Mas é claro que você também pode acompanhar o fenômeno pela internet, em transmissões que acontecerão ao vivo em canais especializados em astronomia.

Por que o trânsito de Mercúrio em frente ao Sol é raro?

Como o nosso planeta tem a terceira órbita mais próxima do Sol, só podemos ver a passagem de dois de nossos vizinhos em frente à estrela: Mercúrio e Vênus. O segundo é um fenômeno ainda mais raro, que acontece duas vezes em um espaço de oito anos e depois fica mais de um século sem poder ser visto. A próxima chance será apenas em 2117.



Já o primeiro planeta do Sistema Solar é visto com uma frequência um pouco maior passando em frente à estrela. Esta próxima ocasião será a quarta no século XXI, e ainda haverá mais dez oportunidades. A última vez que isso aconteceu foi em maio de 2016.

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, com órbita que dura 88 dias terrestres. Ele passa em nossa frente a cada 116 dias. Então, por que motivo é tão raro a gente ver essa passagem do pequeno disco preto em frente ao Astro-Rei? É por causa da inclinação de sua órbita. A maior parte das vezes em que ele passa “em frente” à Terra, está acima ou abaixo do Sol. Só é possível vê-lo quando essa passagem se dá no início de maio ou de novembro, quando a Terra cruza a linha de nós, permitindo que o plano orbital dos dois planetas fique quase paralelos.

Quando o evento ocorre em maio, é o momento em que ele está mais distante do Sol e próximo da Terra, e a passagem pode durar cerca de oito horas. Em novembro, que são as passagens mais comuns, ele está mais perto de nosso planeta do que do Astro-Rei, por isso o fenômeno terá duração de 5,5 horas, aproximadamente.

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: