De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, o brasileiro está disposto a gastar mais com o presente de Dia das Mães. O aumento verificado pela sondagem mostra que, na comparação com 2009, a proporção de consumidores que pretendem desembolsar uma quantia maior aumentou de 9,7% para 14,4% do total.
No número de consumidores que pretendem gastar mesmo, por sua vez, houve uma queda de 32,9% para 19,6%. Na comparação com o ano passado, o resultado reflete o melhor momento do mercado interno e a diminuição de incertezas.
Em todas as classes de renda, a expectativa em relação aos gastos no Dia das Mães é mais favorável este ano. O melhor resultado ocorre nas faixas de renda com maior poder aquisitivo.
O preço médio a ser despendido com presentes cresceu 1,7% na média nacional. Apesar dos consumidores com menor poder aquisitivo (até R$ 2.100 mensais) projetarem um preço, em média, 8,3% superior ao do ano passado, o nível médio dos preços é ainda inferior ao projetado por estes consumidores na pesquisa de abril de 2008.
Entre consumidores com renda familiar de até R$ 2.100, 72,2% pretendem gastar com presentes até R$ 50,00 (cinqüenta reais). No outro extremo, 58,7% dos consumidores com renda superior a R$ 9.600 planejam comprar presentes com preço superior a R$ 51.
Os itens de ?vestuário e acessórios? continuam sendo o presente preferido nessa ocasião, tendo sido apontados por 47,7% dos consumidores pesquisados. A segunda opção mais citada é perfumaria e cosméticos, com 12,1%.

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