Do início do ano até esta segunda-feira (26), os brasileiros já pagaram mais de R$ 700 bilhões em impostos estaduais, municipais e federais.
A marca foi registrada pelo Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que está instalado no centro da cidade. Em 2009, a marca de R$ 700 bilhões foi atingida 41 dias depois, no dia 4 de setembro. Pela internet (www.impostometro.org.br), é possível acompanhar o avanço do Impostômetro no Brasil, nos estados e nos municípios.
Na avaliação do instituto, a arrecadação recorde significa que o governo deve manter a política de incentivos fiscais para estimular o consumo.
Inaugurado em abril de 2005, o sistema também informa o valor total pago de impostos desde janeiro de 2000 e faz estimativas de quanto será pago de impostos até dezembro de 2010. A metodologia utilizada considera impostos, taxas, contribuições, juros, multas e correções monetárias pagos às três esferas de governo.
O Impostômetro funciona de acordo com cálculos feitos por um técnico, que são revistos e atualizados ao longo do ano conforme os dados são divulgados pela Receita Federal.

COMPATILHAR: