O professor brasileiro Alexandre Lopes, que nasceu em Petrópolis (RJ) e emigrou para os Estados Unidos em 1995, foi um dos quatro finalistas no concurso de melhor professor dos EUA neste ano. Em julho de 2012, ele foi eleito o Professor do Ano da Flórida, estado que têm mais de 180 mil professores na sua rede pública.
Lopes foi finalista ao lado do professor Charbonneau, que dá aulas de química e física na Zillah High School, do estado de Washington, e de outras duas professoras: Rhonda Holmes-Blankenship, da Rising Sun High School (Maryland), e Heidi Welch, da Hillsboro-Deeing High School (New Hampshire).
Alexandre afirmou, na segunda-feira, que está aproveitando cada momento desta semana maravilhosa.
Além dos quatro finalistas, todos os 50 professores eleitos os melhores em seus estados no último ano estiveram presentes na cerimônia que homenageou a todos. Eles foram representados pelo professor Charbonneau em seu primeiro discurso como Professor do Ano de 2013 no país.
Pelo próximo ano, o docente será uma espécie de representantes dos professores norte-americanos. Tenho orgulho de ser um megafone para 3,2 milhões de professores, afirmou ele em seu discurso na Casa Branca, nesta terça-feira.
Premiação
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, premiou os professores, nesta terça-feira (23) em uma cerimônia na Casa Branca, em Washington.
O evento faz parte de uma semana de reconhecimento ao professor, realizada todos os anos pelo Departamento de Educação do governo norte-americano. Estiveram presentes professores de escola pública de todo o país.
Obama afirmou em seu discurso que é necessário encontrar uma maneira melhor de recrutar, preparar e recompensar os bons educadores da próxima geração. Se há algo que não podemos dizer o suficiente para os professores da nossa nação, é ´obrigado´. Eles fazem mais do que educar crianças. Eles as abraçam, as nutrem e realmente as amam, afirmou o presidente norte-americano.

COMPATILHAR: