Com o intuito de observar a opinião do brasileiro sobre assuntos polêmicos, o Instituto de pesquisa Datafolha desenvolveu, durante os dias 25 e 27 de março deste ano, várias pesquisas de opinião com os temas: Pena de morte, uso legal da maconha e casamento entre homossexuais.
Com relação à pena de morte, o que foi observado foi a relação dos números com determinadas situações.
Por exemplo, no ano passado, logo após o assassinato do garoto João Hélio (arrastado por um carro pelas Ruas do Rio de Janeiro), 55% dos brasileiros apoiavam a pena de morte. Porém, agora, em 2008, esse número caiu para 47%, de acordo com a pesquisa. O maior repúdio à adoção da pena de morte ocorre entre pessoas que possuem curso superior. É um dos poucos seguimentos em que a taxa de reprovação é maior que 50% – 51%.
A última vez que o Brasil aplicou, legalmente, esse tipo de pena foi em 1855.
Uso legal da maconha
No que diz respeito ao uso legalizado da maconha, três quartos da população, ou seja, 76% se diz contra.
Nesse caso, o que se observou foi que, a maior parte das pessoas que apóiam a legalização e a mudança na legislação possui maior nível de escolaridade e consequentemente maior renda.
Em contrapartida, o maior apoio ao tratamento criminal da maconha ocorre entre pessoas que tem 60 anos ou mais (83% delas), entre os que ganham até dois salários mínimos e entre mulheres (82% de sua categoria).
União Civil entre Homossexuais
Segundo pesquisa, foi apurado que 45% dos brasileiros são contra, 39% favoráveis e 14% se disseram indiferentes ao casamento entre pessoas do mesmo sexo.
O apoio é maior entre pessoas mais jovens (16 a 24 anos), 53% são favoráveis, e pessoas com maior nível de escolaridade (entre os que tem ensino superior, 51% são a favor).
É a primeira vez que esse assunto é tema de pesquisa de opinião no Brasil.
Para a obtenção dos resultados, foram entrevistadas 4.040 pessoas, brasileiros de 16 anos ou mais, em 159 municípios. O grau de escolaridade e a condição financeira, nos três casos, são fatores determinantes para a aprovação, ou não, de determinados temas.

COMPATILHAR: