O secretário de Educação e Esportes, Geraldo Reginaldo de Oliveira, foi homenageado durante a reunião na Câmara Municipal na segunda-feira (31), pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A indicação foi feita pela vereadora Rosimeire Mendonça (Meirinha/PMDB).
Durante a homenagem, José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN) aproveitou a oportunidade e questionou o secretário a respeito da implantação do projeto Mães Crecheiras, que propõe o funcionamento das creches no período de férias, previsto para ser colocado na prática em 2012. ?De um lado está o senhor como secretário e de outro lado está eu como vereador, cobrando as melhorias para os professores e para as nossas crianças. Esse assunto já foi prometido, apregoado e registrado pela imprensa formiguense?
O presidente do Legislativo, José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM), interveio e solicitou ao vereador que aquele dia era de homenagem e não de questionamentos. ?O secretário está aqui para receber a homenagem e todo tipo de pergunta, eu gostaria que o senhor fizesse um ofício e mandasse para ele, evitando assim o desgaste, por favor, que respeitasse esse dia de hoje?, disse Mazinho de forma enérgica.
Cabo Cunha continuou: ?Todo o homenageado, ele deve ter uma folha de serviço. O Geraldo tem essa folha de serviço. E em relação às perguntas, elas não ferem ninguém não, não gerará nenhum conflito entre homens educados, que querem o melhor para a cidade. Primeiro, que cada um tem um ponto de vista. O meu ponto de vista não é o mesmo de vossa excelência. O ponto de vista do Geraldo, não é o meu e nem o meu é o dele. De acordo com o Regimento Interno, não há nada que proíba as perguntas, junto à homenagem. Como árbitro, o senhor tem todo o direito de registrar a sua fala, por isso que o senhor deve ter serenidade e suas palavras devem ser pautadas na mais absoluta educação e exemplar a todos nós. O secretário querendo responder, ele responderá, pois o assunto é de tamanha relevância. O senhor [Mazinho] é o árbitro e fica em suas mãos a decisão, o que deve ser a mais sensata?, ressaltou Cabo Cunha.
Mazinho encerrou o assunto dizendo que o secretário não responderia à pergunta do vereador.
Homenagem
Na ocasião, a vereadora Rosimeire Mendonça ressaltou o trabalho que Geraldo Reginaldo desenvolve frente à secretaria, visando sempre o melhor para a área de educação. ?A Câmara Municipal tem a honra de fazer essa homenagem, graças a esse excelente trabalho que você faz na secretaria, lembrando sempre que a Educação de Formiga, após a época em que você entrou, quantas melhorias, quantas escolas, quantas creches?.
O secretário agradeceu pelo reconhecimento. ?Recebo com muita alegria essa homenagem, não só em meu nome, mas em nome de toda a minha equipe que trabalha na Secretaria de Educação. Em nome de todos os diretores, professores da rede municipal. Fico feliz em nome da Educação. Você Meirinha que sempre nos apoiou, nos projetos aqui da Educação, de ver na equipe da secretaria, através da minha pessoa, este reconhecimento, as melhorias que temos feito aí em prol da educação municipal?, disse.
Perfil
Geraldo Reginaldo nasceu em Pimenta e se mudou para Formiga ainda pequeno. Fez seus estudos primários na Escola Estadual José Bernardes de Faria e cursou o ensino médio e o fundamental na Escola Estadual Jalcira Santos Valadão (Escola Normal). Graduou-se em educação física pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho e tem pós-graduação em fundamentos do lazer pela UFMG e em ciências e técnicas da natação pela PUC Minas. O secretário cursou mestrado em ciências e práticas educativas pela Universidade de Franca/SP.
Na educação básica é professor concursado na Rede Pública Estadual desde 1989, no momento Geraldo está licenciado do cargo. No ensino superior, atuou como professor no Unifor, na Faculdade de Turismo e no Departamento de Educação Física.
O secretário foi ainda coordenador do curso de educação física por cinco anos. É responsável pela secretaria desde 2005 e responde pela administração de 24 unidades de ensino, que compreende 9 Centros de Educação Infantil (CEI) e 15 escolas do ensino fundamental, que atende por volta de 5.500 alunos. As unidades contam com aproximadamente 750 profissionais diretamente e 90 funcionários indiretos. A secretaria também é responsável pelo Cemap, Escola Municipal de Línguas Helena Kemper, três bibliotecas públicas, setor de distribuição de merenda escolar e pelo departamento de esportes.

COMPATILHAR: