O cadastro escolar para a rede pública de ensino de Minas Gerais referente ao ano letivo de 2022 começa nesta quarta-feira (17), informa a Secretaria de Estado de Educação (SEE). O período para que a inscrição seja feita no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), que deve ser feito por pais, responsáveis ou por alunos que sejam maiores de idade, está aberto até o próximo 10 de dezembro, e está disponível neste link.

“Deve se inscrever no Sucem o estudante que ingressará no 1º ano do ensino fundamental, com seis anos de idade completos ou a completar até 31/3/2022, e também aqueles que desejam ingressar nos demais anos de escolaridade da educação básica, vindos de outras redes que não a estadual ou municipais que aderiram à iniciativa. Em Minas, 740 municípios e respectivas redes de ensino aderiram ao Sucem”, detalha a pasta em nota à imprensa. 

“Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2021 em escola pública, mas que a unidade de ensino não oferecerá, em 2022, o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante. Aqueles que pretendem retornar aos estudos nos ensinos fundamental, médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode se inscrever. Para ingresso na EJA é necessário ter no mínimo 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o médio”, completa. 

Estudantes matriculados em 2021 na rede estadual que não renovaram a matrícula para o próximo ano e “aqueles que pretendem ingressar em cursos da educação profissional em uma escola da rede estadual” também devem realizar o cadastro. 

É necessário apresentar, na inscrição, nome completo, data de nascimento, endereço completo, número de CEP, número da carteira de identidade e CPF do aluno, se possuírem os documentos, e nomes dos responsáveis legais. Pessoas sem acesso à internet podem comparecer em escolas estaduais ou municipais para realizarem a inscrição.

Fonte: O Tempo

COMPATILHAR: