Para um povo que é obrigado a trabalhar nada menos que cinco meses por ano, apenas para conseguir quitar os impostos a que os governantes nos obrigam, sem os quais a tal máquina pública, dizem eles, não funciona; mais que legítimo é este questionamento: Cadê o meu dinheiro?

Basta andar por aí, verificando o andamento de certas obras públicas, para saber que o meu, o seu, o nosso dinheiro transformado em impostos, ao menos à primeira vista, está muito mal aplicado.

Aqui em Formiga, duas obras, dentre tantas outras praticamente concluídas na gestão anterior, decorridos mais de três anos deste atual governo, do ponto de vista prático, não evoluíram um centímetro sequer.

São elas: As obras do Parque do Jequitibá e a da praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), a primeira erguida no bairro Saudade e a segunda no Novo Horizonte.

Acesso ao Parque Ecológico Chico Mendes – Parque do Jequitibá (Foto: Divulgação)

O complexo do Parque do Jequitibá (Chico Mendes) contou com recursos advindos da Arpa II e apesar do abandono a que está submetido, graças ao esforço de uma eficiente funcionária municipal, aos trancos e barrancos vem prestando importantes serviços, em especial à comunidade escolar, no esclarecimento (divulgação e aprimoramento) de questões ligadas à área ambiental. Mais de três mil alunos por ali passaram no decorrer de 2014/2015.

Porém, isto ainda é muito pouco se verificados os objetivos e as potencialidades daquele complexo, tal e qual foi concebido.

O acesso àquele local, simplesmente hoje inexiste e inviabiliza seu funcionamento (confira a foto).

O mínimo que se espera de um governo é que pelo menos ajude a manter aquilo que recebeu “como herança”, segundo alguns administradores fazem questão de mencionar.  Manter vias de acesso, zelar pelos prédios públicos, manter neles um mínimo de funcionários (vigias, serventes, capinadores) ainda que pelo menos uma vez ao mês.

A Arpa II e o Ministério Público, parceiros naquele projeto, certamente poderiam estar investindo em muitos outros locais nesta cidade, mas… Verificando esta triste realidade pergunta-se: será que se animariam a fazê-lo?

E o que dizer da obra da praça do CEU, que há muito tempo poderia estar tirando crianças e jovens da rua, educando-os, fazendo com que eles pratiquem esportes, abrindo-lhes outros horizontes inclusive no campo cultural, permitindo ao município cumprir ao mesmo em parte, usar obrigações junto àquela extensa e carente comunidade do entorno.

Ao que se sabe e sem querer enaltecer este ou aquele administrador, a cidade de Formiga foi uma das poucas neste Estado, a receber recursos, à época, de grande monta e advindos do governo federal para a realização daquela importante obra.

Hoje, infelizmente, a impressão que se tem é de abandono total daquilo lá, muito embora, o jornal tenha obtido junto ao diretor do setor de licitações, a informação de que uma das obrigações do município (fechamento de toda a área que abriga o complexo construtivo), apenas aguarda o prazo legal de impugnações, para que a vencedora do certame, a empresa Resende e Resende, sediada em Formiga, inicie os trabalhos.

Mas e o mobiliário, já foi adquirido? Aquele espaço foi projetado e construído para abrigar uma sala de cinema com 60 lugares, telecentro, biblioteca, salas multiuso e Centro de Referência em Assistência Social (Cras), pista de skate, jogos de mesa, espaço criança, quadra coberta, equipamentos de ginástica, kit básico esportivo e pista de caminhada.

E todo o equipamento necessário para colocar em funcionamento tudo isto? Onde está? Existe ou ainda será licitado?

Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU (Foto: Divulgação)

Confira as respostas oficiais obtidas da Prefeitura

 

Parque do Jequitibá:

“A Prefeitura concluiu no dia 23 de dezembro a rede de captação de água pluvial naquela região. Com isso, a empresa está liberada para retomar as obras de pavimentação das ruas próximas. A previsão é de que os trabalhos sejam reiniciados ainda neste mês. No parque propriamente dito, trabalham uma funcionária e um vigia”.

 

CEU

“A Prefeitura pretende inaugurar o CEU (Centro de Esportes e Artes Unificado) ainda neste primeiro semestre. Todo o equipamento para o centro já está adquirido e pronto para ser instalado. A empresa para finalizar os trabalhos está sendo licitada. O resultado já saiu e está em fase de recurso, que termina na próxima quarta-feira, dia 13. A empresa realizará o cercamento do local, pintura, instalações elétricas, colocação de vidros, entre outros serviços. Enquanto isso, a Secretaria de Desenvolvimento Humano está mantendo vigia no local 24 horas por dia para evitar depredações como as ocorridas no passado”.

COMPATILHAR: