Policia Militar informa a diminuição dos índices de criminalidade em 2008 em toda área do 23º BPM O grande esforço em busca de uma Polícia voltada para obtenção de resultados tem dado mostras de que é o melhor caminho a ser seguido.
Durante o ano de 2008, sem perder de vista o universo denominado Segurança Pública, a PMMG elencou e atacou de frente três das modalidades criminosas que mais causam clamor social; e em todas elas os índices diminuíram em comparação ao ano de 2007.
Homicídio Consumado, Crimes Violentos de uma forma geral, dentre os quais destacamos o Estupro e Homicídio Tentado, e especificamente Crimes Violentos Contra o Patrimônio, formaram o principal objeto de trabalho durante o ano que se findou. Fruto deste trabalho direcionado, os Crimes Violentos diminuíram em média 26,03%, com destaque para a cidade de São Gonçalo do Pará, com uma diminuição de 52,63%.
Os Crimes Violentos Contra o Patrimônio tiveram um decréscimo de 23,23%, índice este repetido em Divinópolis, maior e mais rica cidade da região. Também os Homicídios diminuíram em relação a 2007, com uma taxa negativa de 24,39%. O melhor resultado foi alcançado na cidade de Cláudio, com uma diminuição de 87,5%. Em números absolutos, no ano de 2007 tivemos 08 homicídios em Cláudio, contra apenas 01 no ano de 2008.
Os bons resultados só foram possíveis após um incremento no número de Operações Policiais, e conseqüente apreensão de armas de fogo. Em 2008 o 23º BPM aumentou em mais de 50% suas operações, visando um trabalho preventivo, o que culminou com a apreensão de 122 armas de fogo, 56 a mais que no ano de 2007.
Mesmo após estes resultados, o trabalho continua, uma vez que para 2009 haverá um considerável aumento do contingente policial, com a inclusão de pelo menos 120 novos soldados, além da já implementada aproximação PM X Cidadão, através da descentralização de duas Companhias Operacionais, uma no Centro de Divinópolis, outra no bairro Interlagos.
Aliado a tudo isto, o 23º BPM está totalmente voltado para as políticas do Comando da Corporação e, em conseqüência, para as políticas do Governo do Estado, principalmente no que diz respeito à integração com a Polícia Civil, obtendo bons resultados.

COMPATILHAR: