Até o dia 25 de junho ocorre castração gratuita de cães e gatos no Bairro Lagoa dos Mandarins, em frente à unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), em Divinópolis. De acordo com a Prefeitura, o programa é voltado para a população de baixa renda que vive em áreas periféricas e tem o objetivo controlar a população de animais de rua, além de evitar a transmissão de doenças.

A ação, que começou na segunda-feira (14), é feita através de cadastro. Os interessados podem procurar a equipe do Centro de Referência de Vigilância em Saúde Ambiental (Crevisa), que acompanha o Castramóvel no bairro. São esperados cerca de 150 atendimentos em animais machos e 150 em animais fêmeas.

“Pedimos que uma vez agendado o procedimento, que a pessoa não falte porque a atitude impede que outros que esperam o serviço sejam atendidos”, destacou o coordenador de Vigilância Ambiental, Érson Ribeiro.

O castramóvel conta com equipe formada por veterinário cirurgião e dois agentes de saúde. Os procedimentos cirúrgicos realizam-se no veículo com providências de higiene e proteção estipuladas no protocolo municipal de segurança de Covid-19.

Depois da esterilização, os animais recebem microchip que contém informação sobre eles. O serviço é importante para acompanhar o animal ‒ caso seja encontrado nas ruas, é possível identificar se foi já castrado e se tem o tutor.

Fonte: G1

COMPATILHAR: