A Caixa Econômica Federal lançou nesta terça-feira, 02 de junho, em Brasília, um novo instrumento de classificação da sustentabilidade de projetos habitacionais. Trata-se do ?Selo Casa Azul?, que qualificará projetos de empreendimentos dentro de critérios socioambientais, que priorizam a economia de recursos naturais e as práticas sociais. O Selo é o principal instrumento do Programa de Construção Sustentável do banco.

A ação fez parte das comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente, que contemplou também a assinatura de parceira com o Grupo Neoenergia, para a doação de aquecedores solares, lâmpadas e a substituição de geladeiras. O evento realizado no Teatro da CAIXA Cultural contou com as presenças da presidenta do banco, Maria Fernanda Ramos Coelho; do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do presidente do Grupo Neoenergia, Marcelo Corrêa, entre outras autoridades.

Para a concessão do selo, a CAIXA analisará critérios agrupados em seis categorias: inserção urbana, projeto e conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, uso racional da água e práticas sociais. ?Nosso objetivo é incentivar a construção de moradias que no processo de edificação tenham respeitado o meio ambiente e ao mesmo tempo propiciem boas condições de conforto e salubridade para seus usuários?, destaca a presidenta do banco.

O ?Selo Casa Azul? será dividido nas classes ouro, prata e bronze, definidas pelo número de critérios atendidos. Para receber o ouro, o empreendimento deverá atender a, no mínimo, 24 das 46 condições. Receberão prata aqueles que atenderem a 19 critérios, e bronze os que apresentarem o cumprimento de, pelo menos, 14 critérios obrigatórios. ?A partir de novembro deste ano, nós divulgaremos o ?Guia do Proponente? e, em janeiro de 2010, vamos receber os projetos candidatos ao selo?, antecipa Maria Fernanda Ramos Coelho.

Economia e sustentabilidade

O convênio de cooperação técnica com o Grupo Neoenergia prevê a doação de aquecedores solares, lâmpadas e a substituição de geladeiras de famílias com renda de até três salários mínimos atendidas pelo ?Programa Minha Casa Minha Vida? nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Serão doadas lâmpadas fluorescentes compactas de 15W e 20W, geladeiras de baixo consumo de energia e sistemas termo solares para aquecer água. Todos os equipamentos distribuídos terão o Selo Procel/INMETRO de economia de energia.

Cada unidade habitacional receberá até cinco lâmpadas, para instalação na sala, quartos e cozinha. As regras para a doação de geladeiras são as já estabelecidas pela distribuidora de energia ? usuários residenciais monofásicos moradores de bairros populares que tenham consumo médio mensal acima de 80 kWh, sendo uma substituição por moradia. Os aquecedores solares serão destinados a municípios em que haja maior demanda pelo uso do chuveiro elétrico e que sejam viáveis, de acordo com os parâmetros da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), no âmbito dos Programas de Eficiência Energética.

?Parcerias como essa contribuem para a promoção do desenvolvimento sustentável do país, pois evitam a criação de novas fontes provedoras de energia elétrica, como usinas hidrelétricas e termoelétricas e promovem a economia doméstica de energia, o que se traduz em benefícios econômicos, sociais e ambientais?, pontua Maria Fernanda Ramos Coelho.

O convênio prevê o monitoramento e a avaliação dos resultados e impactos das ações implementadas, bem como a realização de atividades educativas sobre eficiência energética e economia de energia. O acordo terá a duração de 36 meses e poderá ser prorrogado.

Essa iniciativa se soma a outras que buscam estimular a sustentabilidade das habitações, especialmente no ?Programa Minha Casa Minha Vida?, como a implantação de aquecedores solares, de medidores individualizados de água e gás nos condomínios, e o uso de madeiras de origem legal.

COMPATILHAR: