As aulas nas escolas estaduais mineiras começam daqui a exatamente três semanas, em 10 de fevereiro. O calendário escolar se estende até 16 dezembro. As datas foram definidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). As férias de julho estão previstas para 13 a 25.

Os recessos do Carnaval e da Semana da Criança e do Professor também já foram divulgados. Entre 24 a 26 de fevereiro, os alunos não terão aulas para curtir a folia momesca. De 12 a 16 de outubro, as aulas também serão suspensas em comemoração aos dias da Criança (12) e do Professor (15).

Confira os outros recessos:

– 9 e 10 de abril (Semana Santa);
– 20 e 21 de abril (Tiradentes);
– 1º de maio (Dia do Trabalho);
– 11 e 12 de junho (Corpus Christi);
– 7 de setembro (Independência do Brasil);
– 2 de novembro (Finados)

O Calendário Escolar prevê 200 dias letivos e carga horária de, no mínimo, 800 horas.

Sábado de aula

Em 2020, as escolas estaduais terão quatro sábados letivos – 1º de agosto, 19 de setembro, 24 de outubro e 5 de dezembro. “Diasdestinados à composição dos dias letivos e da carga horária legalmente estabelecida”, informa a SEE.

Avaliações externas

Entre os dias 10 e 28 de fevereiro, as escolas deverão aplicar a Avaliação Diagnóstica. Já as provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) serão realizadas em 11 e 12 de novembro.

Semanas de conscientização

O Calendário Escolar também traz os períodos para realização de atividades previstas em lei, como a “Semana Estadual de Prevenção às Drogas”, que deverá acontecer de 19 a 26 de junho, a  “Semana Estadual das Juventudes”, de 12 a 18 de agosto, e a “Semana de Educação para a Vida”, 16 a 20 de novembro.

Imprimir