O clima segue quente em todo estado nesta quarta-feira (11). Com a temperatura elevada e a alta radiação, os riscos à saúde aumentam e os mineiros devem ficar atentos ao uso do protetor solar. Em Formiga, a previsão é de que a temperatura máxima chegue aos 36º, mesmo previsão para amanhã (12). As mínimas devem ficar em 21º e 20º respectivamente.

Outro dado preocupante é a baixa umidade do ar, que poderá chegar aos perigosos 20% na região centro-oeste de Minas nesta quarta e quinta.

Em Belo Horizonte a temperatura mínima registrada nesta manhã foi de 17°C e a máxima pode chegar a 34°C. Para quem espera uma queda na temperatura, a notícia não agrada: pelo menos até sexta-feira o clima segue estável, com céu claro e sem nuvens.

A menor temperatura registrada em Minas foi de 9°C, durante a madrugada, em Monte Verde, município do distrito de Camanducaia. Com a amplitude térmica e as poucas nuvens, os termômetros sobem no município ao longo do dia e a máxima prevista é de 29°C.

Sem previsão de chuva, o alerta de perigo por causa da baixa umidade contínua, com mínima de 12% no Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas e máxima de 20% na capital. A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) recomendam que a população beba bastante líquido, use hidratante para pele e umidifique o ambiente, além de evitar atividades físicas e a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, para combater os sintomas do tempo seco como o ressecamento da pele e o desconforto nos olhos, boca e nariz.

Um alerta de perigo devido a onda de calor também foi emitido para a região do Triângulo Mineiro onde os termômetros podem chegar aos 40°C, maior temperatura prevista para o estado.

*Com informações do Climatempo

 

Fonte: Matéria do Estado de Minas, com adaptações||https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/09/11/interna_gerais,1084292/calorao-de-40-graus-e-tempo-seco-em-minas-confira-previsao-do-tempo.shtml
COMPATILHAR: