Os exames gratuitos por meio da Unidade Móvel de Mamografia tiveram início em Formiga na segunda-feira (17). Trata-se de uma parceria da Prefeitura de Formiga com o Governo do Estado, por meio do Programa Estadual do Controle de Câncer. A meta é atender cerca de 600 mulheres.
O caminhão da Unidade Móvel de Mamografia está atendendo na Praça São Vicente Férrer. Serão examinadas 60 mulheres por dia, com a faixa etária de 50 a 69 anos, das 7h30 às 17h. O atendimento irá até o dia 28 deste mês.
A unidade já esteve na cidade de 29 de julho a 30 de agosto deste ano. Na ocasião, foram realizadas cerca de 1.500 mamografias.

A mamografia

A mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequena (de milímetros).
É realizada em um aparelho de raios-X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável.

COMPATILHAR: