Atualmente, não são poucos os casos de mortes causadas por anorexia em jovens aspirantes a modelo, no Brasil, há menos de um ano, a modelo Ana Carolina Reston e a estudante de moda Carla Casalle, morreram em conseqüência de anorexia nervosa.
A doença que é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico, tem causado uma grande polêmica em todo mundo, principalmente nos grandes centros de moda.
O assunto voltou ganhar destaque no noticiário mundial depois da publicação feita pelo fotógrafo italiano Oliviero Toscani, que em plena semana de moda de Milão, exibia uma modelo anoréxica em um cartaz numa grande avenida da cidade.
Oliviero, que já é conhecido por ter feito várias campanhas para a Benetton entre 1982 e 2000, entre as quais abordou a questão do racismo e mostrou doentes terminais que eram portadores do vírus HIV, fez a foto para se manifestar contra o mau que tem atingido um grande número de jovens.
A foto tem gerado polêmica por apresentar uma cena muito chocante, por isso o trabalho do fotógrafo, apesar da bela iniciativa, tem sido muito criticado e questionado.
Além de enormes painéis pelas ruas de Milão, o anúncio foi publicado nos principais jornais da Itália, em fotos de duas páginas.

COMPATILHAR: