A Prefeitura de Arcos, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Integração Social (Semdis) e Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), promoveu na semana passada, no auditório da Casa de Cultura, a II Campanha de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento contou com a participação de autoridades, profissionais ligados à área (Creas e Semdis), além da imprensa e convidados.

A Mesa de Debates foi composta pela assistente social judicial e mediadora do encontro, Luciana Costa Longa Machado Mendes;
juiz da 1ª vara da Comarca de Arcos, Dr. Fernando de Moraes Mourão; promotora de justiça da Vara da Infância e Juventude, Dra. Juliana Amaral; representante da Policia Civil, Gleice Rodrigues Barbosa; secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos de Sousa; psicóloga da Secretaria Municipal de Educação, Melissa Martins Figueiredo Macedo; coordenadora do CREAS, Kássia Farnese Coelho, e pelo presidente do Conselho Tutelar de Arcos, Leandro Gonçalves Ferreira Gondim, além do representante da Policia Militar, Sargento Jonas Otaviano Costa.

Antes do início das atividades previstas, uma entusiasmada apresentação artística com crianças do Coral da Escola Municipal Santo Antônio encantou a platéia. Logo em seguida, o prefeito Dr. Roberto Alves e a secretária da Semdis, Paula Araújo, saudaram os presentes, enaltecendo ainda em seus respectivos pronunciamentos a importância do engajamento de toda a sociedade a fim de minimizar os efeitos de uma prática tão cruel, que é a violência sexual cometida contra nossas crianças e adolescentes.

A seguir, houve a tão esperada palestra do dia: ?Nós e Avessos da Dor: Identidade e Subjetividade em Crianças Violadas?, proferida pela psicóloga clínica e educacional, especialista em psicologia da educação, psicomotricista, musicoterapeuta, arteterapeuta e psicanalista Érica Pontes, que interagiu com os presentes criando um clima de empatia e interesse coletivo pela causa.

O prefeito Dr. Roberto Alves destacou a importância da campanha e se disse extremamente constrangido ao perceber que, apesar de todos os esforços dispensados, infelizmente persistem as práticas abusivas contra criaturas tão desprotegidas e inocentes. ?Custo a crer que, em pleno século XXI, tenhamos que conviver com uma questão tão repugnante e abominável; no entanto, é nossa tarefa tentar coibir ao máximo essa arbitrariedade, denunciando os agressores e jamais nos omitindo. Só assim conseguiremos, senão erradicar, alterar positivamente as estatísticas em favor de nossas crianças e jovens?.
A campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase ?Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes?, lembrando a necessidade do cuidado e defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida.
O símbolo surgiu durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010.
Na campanha, a sociedade, o governo e empresas envolvidas com o tema são convidados a tomar parte do problema e assumir a sua responsabilidade diante do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

COMPATILHAR: