O jovem que deixou de estudar e quer retornar aos estudos tem agora nova oportunidade para  voltar  às salas de aula no ano que vem.

 Por meio da campanha Virada Educação Minas Gerais (VEM), a Secretaria de Estado da Educação (SEE) quer criar uma escola sintonizada com a realidade da juventude a partir do envolvimento de toda a comunidade escolar e da sociedade. A iniciativa tem como foco os adolescentes e jovens entre 15 e 17 anos.

Os jovens interessados em ingressar em qualquer nível da Educação Básica devem preencher o formulário online disponível no site da Secretaria de Educação ou se dirigir a uma escola da  rede estadual de sua cidade para realizar a inscrição. As inscrições tiveram início nesta segunda-feira (21) e vão até dezembro.

No formulário, além dos dados pessoais, o interessado vai informar o nível de estudo concluído por ele, o município de residência e indicar até três escolas onde gostaria de estudar no ano que vem, dentre outras informações. De posse dos dados, a Secretaria de Estado de Educação vai analisar a demanda por vagas e direcionar o jovem para o local mais adequado para a sua reinserção na escola.

 Virada Educação Minas Gerais

A Virada Educação é uma grande mobilização para trazer o jovem de volta à escola, especialmente aqueles entre 15 a 17 anos. Cerca de 158 mil jovens em Minas Gerais desta faixa etária não estão na escola.

O chamamento que começa nesta segunda, se junta a outras iniciativas da Virada que acontecem no Estado desde o mês de julho. O movimento busca entender as causas da evasão escolar dos jovens e criar condições para que a escola seja mais atrativa e conectada à realidade desses sujeitos.

Para isso, a SEE realiza desde agosto rodas de conversas com adolescentes e jovens em todo o Estado a fim de saber o que eles pensam da escola e em que ela pode melhorar. Ao todo, foram realizadas 10 rodas de conversa, e outras sete devem acontecer até o final do ano. Trata-se de uma metodologia que irá embasar as ações de políticas de educação, para esse público, que a SEE vai implementar.

Entre as estratégias que se apresentam para as políticas de educação para a população jovem está a educação integral, que deve ser implantada considerando as especificidades das regiões e locais; a potencialização da educação profissional e o investimento em projetos acadêmicos e de extensão para o Ensino Médio, além da ampliação e fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos  (EJA).

 

 

Redação do Jornal Nova Imprensa Segov

COMPATILHAR: