Um trabalho importante no controle populacional de cães foi realizado em Formiga, com a Campanha de Castração Química que mobilizou diversos setores da sociedade (Unifor, Ministério Público, Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa) e Prefeitura de Formiga).
Nos dias 10 e 11 deste mês, 46 cães machos foram castrados. Segundo o coordenador do curso de medicina veterinária do Unifor, Dênio Garcia Silva de Oliveira, a campanha conseguiu superar as expectativas dos organizadores. Os procedimentos foram realizados na Clínica de Medicina Veterinária da instituição (Climvet), por professores capacitados.
De acordo com Dênio de Oliveira, a castração traz diversos benefícios para o animal, e consequentemente, para o proprietário, como, por exemplo: reduz tumores na próstata e testículos; acalma o animal; evita ninhada não desejada; e contribui para o bom comportamento dos cães, sem afetar o instinto natural dos mesmos.
?A castração química é um processo simples, indolor e definitivo. O cão recebe, inicialmente, uma injeção de um anti-inflamatório, e, em alguns minutos, recebe a aplicação da medicação diretamente nos testículos, que inibirá a produção de células reprodutoras. Terminado o procedimento, o animal sai naturalmente, sem nenhum efeito colateral?, explicou o coordenador.
Projeto
O coordenador do curso de veterinária do Unifor disse que há a possibilidade de estender a Campanha de Castração Química, já que existe um estoque do medicamento Infertile, usado no procedimento.
Dênio de Oliveira contou que pretendem oferecer a castração cirúrgica para cadelas e para gatos (fêmea e macho). Esses animais não reagiram bem ao medicamento Infertile, segundo pesquisas, por isso é indicada somente a cirurgia.
O procedimento cirúrgico será gratuito para as pessoas de baixa renda. Para isso, deve ser apresentado o Cartão Bolsa Família ou declaração de renda, emitida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano. Os interessados devem se cadastrar na Climvet pelos telefones (37) 3329-1400, ramais 1477 ou 1441.
Climvet
A Climvet, localizada no Prédio 5 do campus, é um espaço destinado à prática profissional dos alunos de medicina veterinária, onde são realizados procedimentos de baixa e média complexidade, em animais de pequeno e médio porte. A clínica, inaugurada em agosto de 2009, possui instalações novas e adequadas, seguindo todas as normas e padrões de higiene e saúde estabelecidos pelos órgãos competentes. Além disso, conta com aparelhos novos e modernos, capazes de promover atendimentos e procedimentos com o máximo de precisão, e oferece serviços de radiologia e ultrassonografia.

Fonte: Assessoria Unifor

Imprimir
Comentários