Começa nesta segunda-feira (19) a campanha nacional de “multivacinação” que incluirá, pela primeira vez, todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos 11 meses e 29 dias), crianças com idades de 9 e 10 anos e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), incluindo a imunização contra HPV para meninas.  A campanha  vai até o dia 30 deste mês.

Para realizar as imunizações, o Ministério da Saúde enviou 19,2 milhões de doses extras das 14 vacinas para os postos de saúde de todo o país. Serão cerca de 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos nos 12 dias de mobilização.

Veja as 14 vacinas da campanha:

– Hepatite A
– VIP
– Meningocócica C
– Rotavírus
– HPV
– Pneumo 10
– Febre amarela
– Varicela
– Pentavalente
– Tetraviral
– Dupla adulto
– DTP
– Tríplice viral
– VOP (poliomielite)

 As doses das vacinas já estão disponíveis em todos os postos de saúde, de segunda à sexta-feira, de 7h30 as 11h30 e de 12h30 as 16h30. No dia 24 de setembro, sábado, será realizado o dia de mobilização nacional, quando as unidades de saúde estarão abertas de 8h às 17h para vacinação.

 Em Formiga

A população estimada a participar da campanha na cidade é de 3.625 crianças menores de 5 anos e 5.826 crianças de 9 anos a adolescentes de 14 anos de idade.

A apresentação da caderneta da criança a ser vacinada será indispensável, pois o profissional vacinador precisa avaliar a situação vacinal da criança antes desta receber sua vacina.

O objetivo da campanha é resgatar não vacinados ou completar esquemas de vacinação, visando atualizar a caderneta de vacinação da população alvo, de acordo com o calendário de vacinação; oportunizar o acesso às vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI); melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade; contribuir na redução da incidência das doenças imunodepressoras; manter eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis.

 

Fonte: Com informações do G1 ||

Imprimir

Comentários