Foi realizada, no campus do UNIFOR-MG, no dia 15 de setembro, uma Campanha de Preservação do Livro. A atividade foi desenvolvida pelos alunos do quarto período do curso de Biblioteconomia, por intermédio da disciplina Conservação e Preservação do Acervo, ministrada pela professora Margarita Torres Fonseca.

Os alunos se dividiram em grupos e foram em todas as salas do campus, levando informações necessárias para que os estudantes entendam que a preservação do livro deve fazer parte do cotidiano acadêmico. Durante a visita às salas, foi mostrado como retirar o livro da estante e manuseá-lo sem estragá-lo.

A campanha foi realizada com o intuito de alertar os alunos do Centro Universitário sobre a importância de seguir as dicas de preservação do livro, ao fazer um empréstimo na Biblioteca Ângela Vaz Leão. Segundo a professora, o alerta é muito importante, ?pois um livro utilizado hoje, precisará ser consultado, novamente, por qualquer um dos freqüentadores da Biblioteca?, explica.

Aulas práticas
As aulas práticas relacionadas à disciplina são realizadas no Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos (LCPD) e ministradas pela professora Margarita. ?No Laboratório, durante o processo de recuperação dos livros da Biblioteca do UNIFOR-MG, foram diagnosticados muitos problemas, como livros faltando páginas e até capítulos inteiros, além da deterioração das capas e lombadas?, enfatiza Margarita.

O LCPD fica localizado no Prédio 03 do campus, segundo andar. No local, são feitos os serviços de encadernação de monografias com capa dura e gravação; encadernação de revistas, jornais, documentos contábeis e livros; e confecção de agendas personalizadas.

print
Comentários