Da Redação

A Campanha de Vacinação Antirrábica 2016 teve início na zona rural de Formiga no dia 20 de julho e na zona urbana no dia 6 deste mês. A vacinação termina neste sábado (20).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mesmo aqueles animais que já foram imunizados em anos anteriores devem receber a nova dose. A população de cães em Formiga é estimada em 10.578 cães e 918 gatos. A meta é vacinar no mínimo 80% desses animais.

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem ser vacinados. A adesão da população às Campanhas de Vacinação contra Raiva é essencial para manter o município livre da raiva em humanos e em cães e gatos, já que essa vacinação é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da doença.

É válido destacar que tanto na zona urbana como na zona rural não há vacinação em domicílio. Todos e quaisquer cães e gatos devem ser levados aos pontos de vacinação (ver cronogramas) por pessoas maiores de idade e com força suficiente para contê-los. A orientação é levar os cães com guias e coleiras e, no caso de animais de grande porte, é conveniente que se use focinheira. Já em relação os gatos, o ideal é levá-los em caixa de transporte, mas é possível improvisar com outros equipamentos como, por exemplo, carrinho de feira, gaiolas grandes, etc.

Cronograma para este sábado:

Posto de Saúde do Rosário, Posto de Saúde do Cidade Nova, Posto de Saúde Abílio Coutinho, Rodoviária (Praça do Coreto), Montanhês, Igreja Santa Tereza, Cemap – SCJ, Igreja São Sebastião, Souza e Silva (antigo Posto de Saúde), Caic, Escola Benedita G. Leite (Vargem Grande).

print

Comentários