De 10 a 31 de agosto, a Secretaria de Saúde realizará, em parceria com o Ministério da Saúde, a Campanha de Multivacinação e Vacinação contra a Paralisia Infantil.

No sábado (15), será o Dia de Mobilização Nacional, quando as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h para vacinação. Nos demais dias de campanha, de segunda a sexta-feira, as unidades de saúde disponibilizarão a vacina das 7h30 às 16h30.

O público-alvo da Campanha de Multivacinação são as crianças menores de 5 anos de idade (0 a 4 anos 11meses e 29 dias). Já para a Campanha de Vacinação contra Poliomielite, são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Os objetivos da campanha são: atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de cinco anos de idade; e manter cobertura vacinal maior ou igual a 95% contra a poliomielite, promovendo a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente e evitar formação de bolsões de não vacinados.

Segundo Ana Carolina Castro Oliveira, do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, é importante ressaltar que as crianças menores de 6 meses apenas irão receber vacinação se necessário, segundo o calendário nacional de imunização.

Em Formiga, a população estimada a participar da multivacinação é de 3.585 crianças e da campanha contra poliomielite é de 3.216 crianças (a meta é vacinar 95% delas).

Neste ano, é essencial a apresentação da caderneta da criança a ser vacinada, pois o profissional precisa avaliar a situação vacinal da criança antes de ela receber a vacina.

Secretaria Municipal de Saúde

print
Comentários