Este ano, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa nesta segunda-feira (25), tem como meta a imunização de 23,8 milhões de pessoas. A partir deste ano, além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados. A campanha segue até o dia 13 de maio.
Em Formiga, a campanha de vacinação será realizada nos postos de saúde de cada bairro, das 7h30 às 17h. No dia 30 de abril, haverá o ?Dia D? de vacinação e o horário de atendimento será das 8h às 17h, nas unidades de saúde. Além disso, haverá um posto volante na praça Getúlio Vargas, que funcionará de 8h30 as 12h30. É importante levar o cartão de vacinas.
Segundo informações da Secretaria de Comunicação, a estimativa de pessoas a serem imunizadas em Formiga é de 11.391 pessoas, sendo 1.127 crianças de seis meses a menos de 2 anos; 829 gestantes; 672 trabalhadores de saúde; 8.763 idosos..
A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1) ? gripe suína.
No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança.
A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico. Estudos indicam que a vacina contra gripe reduz em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade.
O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para estados e municípios, a maior parte para a Região Sudeste, 14,3 milhões. No dia 30 de abril, será o dia nacional de mobilização quando os 65 mil postos de saúde do país ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população.

COMPATILHAR: