Terá início na terça-feira da próxima semana, dia 22, a campanha de vacinação em idosos contra a gripe. A campanha se estenderá até o dia 9 de maio, sendo que o dia nacional de vacinação contra a gripe será no sábado, dia 26.
De acordo com Juliana Silva Castro, chefe do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, a meta de vacinação este ano é maior que a dos anos anteriores. ?Até o ano passado, a meta era vacinar 70% da população acima de 60 anos do município. Este ano passou para 80%, o que equivale a cerca de 6 mil idosos?, esclarece Juliana.
Serão realizadas escalas para a vacinação em moradores de comunidades rurais, além de atendimento a domicílio de idosos acamados ou impossibilitados de se locomover. Todas as unidades de saúde terão disponibilizadas vacinas contra a gripe, no horário de 8 às 17 horas, além das vacinas contra tétano e febre amarela.
Juliana ainda destaca que o maior problema da vacina é em sua não-utilização. ?Muitas vezes o idoso deixa de tomar a vacina com medo de que ela venha lhe causar alguma doença ou mesmo que agrave seu caso. É importante lembrar, porém, que a vacina não causa gripe, sob nenhuma circunstância. Ela é constituída de vírus mortos e, a única coisa que pode ocasionar é uma reação adversa, como febre baixa, vermelhidão no local da aplicação ou algo similar, tal como ocorre com qualquer outra vacina?.
Somente não pode fazer uso da vacina pessoas com alergia grave a ovo de galinha e quem já desenvolveu a Síndrome de Guilan-Berré. ?As pessoas não precisam ter medo de tomar a vacina, porque ela é perfeitamente segura, talvez a mais segura que existe?, encerra Juliana.

COMPATILHAR: