A adesão da comunidade formiguense à campanha ?Diga não à Leishmaniose?, promovida no sábado passado (31) na praça Getúlio Vargas, superou as expectativas.
O Unifor, por meio do curso de medicina veterinária, distribuiu 300 coleiras repelentes, que foram colocadas nos cães, com o objetivo de ajudar a controlar a leishmaniose em Formiga.
De acordo com o coordenador do curso de medicina veterinária, professor-mestre, Dênio Garcia, as coleiras foram disponibilizadas por meio de uma parceria com a empresa multinacional MSD Saúde Animal e auxiliam no controle do mosquito transmissor da leishmaniose ao evitar suas picadas. Elas podem permanecer nos cães por um prazo de quatro meses.
Os alunos do curso de medicina veterinária, acompanhados de professores, colocaram as coleiras nos cães, além de preencherem um questionário com dados pessoais dos donos dos animais e informações sobre os cães, para repassar à Secretaria Municipal de Saúde, a fim de auxiliar no controle da doença. Além disso, orientaram a população a respeito do uso da coleira e de posse responsável.
Mislane Cristina de Faria, moradora do Quinzinho, levou quatro cães para receberem as coleiras. ?Achei uma ótima iniciativa, porque é uma doença que não tem cura e pode passar para a gente. Então tem que se prevenir?, comentou. A senhora Maria Luzia Silveira, do bairro São Luiz, tem 5 cães e disse ter muito medo da doença, por isso achou importante a campanha.
O estudante do Unifor Luiz Henrique Mata da Rocha Melo mora na Vila Ferreira e levou dois cães. ?Foi muito boa esta campanha, porque a leishmaniose é uma questão de saúde pública e o Centro Universitário ajudou muito, porque as coleiras são caras e nem todos têm condições de adquirir,? enfatizou.
A acadêmica do 1º período de medicina veterinária Caroliny de Melo Santos mora em Piumhi e veio participar da campanha. ?Gostei bastante, porque é a primeira campanha que participo e está sendo muito importante. Na minha cidade nunca teve uma campanha assim e acho muito válida essa iniciativa do Unifor?, aqui em Formiga.
O professor-mestre Dênio Garcia ressaltou que, em Formiga, a situação da zoonose é emergente,e vários casos de leishmaniose já foram detectados, inclusive em humanos. Ele ressaltou a parceria com a multinacional para a distribuição das coleiras, comemorou a grande adesão da comunidade e destacou a participação do curso de medicina veterinária do Unifor em mais um projeto que beneficia a comunidade formiguense.

COMPATILHAR: