Uma nova estratégia de mobilização para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no país está em andamento: a campanha ?Carinho de Verdade?, um gesto contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha tem o objetivo de ampliar o debate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Também visa envolver a iniciativa privada e a sociedade civil na busca de soluções que garantam o direito a ter uma vida protegida da violência sexual. Celebridades, artistas, empresários, atletas e outras lideranças emprestam suas imagens e aderiram à campanha.
O foco é a divulgação de iniciativas realizadas por organizações da sociedade no enfrentamento à violência sexual de meninas e meninos, além dos serviços públicos de denúncia como o Disque 100 e os Conselhos Tutelares. A campanha buscará desenvolver ações que levem informação e promovam o debate em diferentes grupos da população, tendo como principal instrumento as redes sociais, como facebook, twitter e orkut.
De acordo com os dados do Disque 100, há uma média de 80 denúncias diárias no Brasil sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Entretanto, o número exato de meninas e meninos que vivem essa realidade no país não é oficialmente contabilizado, o que leva a crer que o número pode ser bem maior.
A iniciativa da campanha é do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), por meio do projeto Vira Vida, que conta com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
No portal da campanha na internet é possível acessar informações gerais sobre a violência sexual infantil: o que é, a história, o movimento, as políticas públicas, a legislação e os projetos e programas de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Na página também é possível acessar materiais de campanha e as formas de participar.

COMPATILHAR: