A Campanha Nacional contra a Poliomielite e a Tríplice viral está programada para ocorrer no próximo mês em todo o país. A Secretaria de Saúde de Formiga já está se preparando para as vacinações. Do dia 6 a 31 de agosto, as doses estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. O “Dia D” da campanha está agendado para 18 de agosto (sábado), quando os postos de saúde estarão abertos de 8h às 17h.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação contra a poliomielite é direcionada a crianças de 1 a 4 anos. Já a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é aplicada tanto em criança quanto em adulto. A técnica em enfermagem Núbia Paiva de Araújo Bezerra, da UBS do Cidade Nova, afirmou que adultos com até 29 anos precisam ter recebido duas doses da tríplice viral. “Se tiverem deixado de receber a segunda dose, precisam procurar a UBS para se vacinarem. Caso tenha perdido o cartão de vacina e não sabe se foi vacinada, a pessoa recebe a dose. Pessoas de 30 a 49 anos recebem apenas uma dose da tríplice viral”, explicou.

Quem ainda não foi vacinado com a tríplice viral não precisa esperar a campanha para receber a dose. De acordo com a Secretaria de Saúde, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde, porque fazem parte do calendário básico de vacinação. Basta procurar os postos de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 16h.

Já a vacina contra a poliomielite está disponível em esquema de rodízio nos postos devido à pequena quantidade que é enviada pelo Ministério da Saúde.

Para receber as vacinas, é preciso apresentar o cartão de vacina e o cartão nacional do SUS.

Poliomielite

Conhecida popularmente como ‘paralisa infantil’, a Poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 90.

A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral através de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

Tríplice viral

 A vacina tríplice viral é uma combinação de vírus vivos atenuados contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, apresentada sob a forma liofilizada, em frasco-ampola com uma ou múltiplas doses. Todos os três componentes desta vacina obrigatória são altamente imunogênicos e eficazes, dando imunidade duradoura por praticamente toda a vida. A proteção inicia-se cerca de duas semanas após a vacinação.

O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus chamado Morbillivirus. A caxumba é uma doença contagiosa que provoca o inchaço doloroso das glândulas salivares. A rubéola também é causada por um vírus que se transmite de uma pessoa para outra por via respiratória.

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: